domingo, 22 de abril de 2012

2.1 - O Reino dos céus é um tesouro escondido


2.1 -               O Reino dos céus é um tesouro escondido


“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido”

Então o Reino de Deus é um tesouro? Sim, como já vimos um tesouro valiosíssimo! Porém, um tesouro que não está visível a todos, um tesouro que, para a grande maioria, está escondido.
Por que será que Deus resolveu esconder o seu tesouro de maneira que são poucos que o encontram? Observe algumas coisas que podemos aprender sobre isto com este relato bíblico:
“E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora todas estas coisas se dizem por parábolas,
Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.”  (Marcos 4:11-12)
Nesta ocasião o Senhor Jesus estava ensinando as verdades do Reino dos céus através de parábolas, o que era de seu costume. Quando terminou de contar a parábola disse: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Com isso ele desejava despertar a atenção daqueles que tem sede de Deus e de conhecer a sua verdade. A grande maioria, porém, foi embora sem demonstrar qualquer interesse por entender o ensino do mestre, mas alguns permaneceram com os doze e quiseram entender aquilo que o Senhor estava ensinando. Foi a estes sedentos da verdade de Deus que o Senhor Jesus dirigiu as palavras do trecho supracitado.
O Senhor disse que a estes que desejam, que querem, que almejam saber, a eles será revelado os mistérios do reino dos céus. Mas aos incrédulos e desinteressados pelas verdades de Deus só se falará por parábolas, o que permitirá que o desinteresse deles os levem para a perdição eterna.
Este é um principio bíblico, o Senhor se revela e se aproxima daquele que o busca, daquele que tem sede do Deus vivo. A palavra de Deus diz: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós...” (Tiago 4:8). Ou seja, o Senhor deseja se relacionar com aqueles que desejam conhecê-lo.
O Senhor quebranta os que se curvam diante de sua soberania, mas endurece os que o rejeitam. Você não se lembra do faraó? O rei do Egito, que morreu afogado no mar vermelho com o seu exército por que insistiu em não obedecer a Deus, a ponto que o próprio Senhor lhe enviou endurecimento ao seu coração.  Por isso podemos dizer que é muito perigoso resistir a Deus.
Também no antigo testamento o profeta Jeremias nos ministrou sobre esta verdade quando transmitiu as seguintes palavras da boca do próprio Deus: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.”  (Jeremias 29:13)
O Senhor é um Deus tremendamente real, ao contrario dos deuses deste mundo que são pura invenção da mente humana. Não obstante ser o Senhor um Deus real, só será encontrado por aquele que o busque com completa sinceridade.
Mas Jesus nos diz que, se por um lado, os que se tornam cegos espirituais atraem sobre si a maldição eterna, os que de todo o coração o buscam são bem-aventurados:
“Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.” (Mateus 13:15-16)
Agora não podemos entender melhor por que o reino de Deus está escondido? Porque na verdade Deus o reservou para aqueles que sinceramente o desejam.

2.2 O tesouro do reino oculto pela incredulidade 
2.3 - O tesouro do reino oculto pela cegueira religiosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário