domingo, 22 de abril de 2012

4.1 O tesouro é achado num campo

4.1   O tesouro é achado num campo

“Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo”
O Senhor Jesus diz aqui que o precioso tesouro do Reino é encontrado em um campo. Mas o que representa, aqui nesta parábola, este campo?
Se o campo é onde podemos encontrar o tesouro. Então certamente o campo do tesouro do Reino de Deus é descrito por uma palavrinha de duas letras, a saber: fé, a nossa fé.
A bíblia diz que a única forma de o homem encontrar a sua salvação, e consequentemente, o tesouro do Reino de Deus, é através da fé: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)
  Ser salvo do mundo, do pecado e da condenação eterna é o tesouro que é pela graça, ou seja, não tem preço, é favor imerecido de Deus para as nossas vidas. Não poderia ter preço, porque nós não teríamos, jamais, condições para paga-lo. É de graça, porque o preço já foi pago por nós, a saber, o preço do precioso sangue de Cristo Jesus, por nós, vertido na cruz do calvário.
Porém, apesar de o tesouro ser nos oferecido gratuitamente, é necessário que haja, da nossa parte, uma demonstração de interesse por ele. Trata-se da nossa resposta ao tesouro da salvação que Deus liberalmente nos dá. Está resposta é justamente a nossa fé, sem ela não podemos agradar a Deus e nem tomar posse do tesouro que ele nos oferece.
Trazendo este principio bíblico para a parábola do tesouro escondido, na qual estamos meditando, poderemos entender que esta resposta à salvação que Deus espera de nós, que é a nossa fé, esta aqui representada exatamente por este campo. De forma que, o tesouro sim é de graça, é achado, mas o campo precisa ser comprado: “vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo”.
O Senhor Jesus deixou claro que foi impossível àquele homem dissociar o tesouro do campo, por um motivo ou por outro não houve meios para que ele simplesmente arrancasse o tesouro e partisse, a única forma de tomar posse do tesouro foi justamente comprando o campo. Para nós não é diferente, é totalmente impossível tomarmos posse do tesouro do Reino de Deus sem compramos o campo onde ele esta, a saber: uma vida de obras que demonstrem a fé que nos leva a Deus.
Quando dizemos que a resposta que Deus espera de nós, para nos fazer tomar posse do tesouro que ele nos reserva, é a nossa fé parece que isto se torna algo um tanto subjetivo, pois todos, ou quase todos, afirmam ter fé. Porém, a bíblia faz questão de esclarecer que a fé só tem valor se estiver acompanhada de obras que a demonstrem:
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2:17-18)
Só se pode viver uma fé verdadeira, se esta for acompanhada de obras que agradam a Deus. Só se pode tomar posse do tesouro do Reino, adquirindo o campo onde ele esta.
Bem aventurado aquele que se dispõe a comprar o campo, vivendo a genuína fé na palavra do Deus criador, para receber dele, o tesouro da vida Eterna!

4.2 No campo existem espinhos 
4.3 No campo há muito trabalho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário