domingo, 22 de abril de 2012

5.2 Guarda o que tens

5.1 O tesouro deve ser valorizado

5.2 Guarda o que tens

A bíblia ensina que aquele que encontrou o tesouro do reino de Deus precisa ser diligente em guarda-lo. Isto por que existe um, que por sinal é muito sagaz, e esta a todo custo buscando rouba-lo: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir” (João 10:10) Este ladrão, assassino e destruidor, é o inimigo de Deus e inimigo de nossas almas, o maligno.
No entanto, o Senhor Jesus prometeu que sua vinda será breve, para nos levar para sua gloria, onde tomaremos a posse definitiva do tesouro que encontramos. Até lá, porém, ele nos adverte a guardar o nosso tesouro do cruel adversário: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.” (Apocalipse 3:11)
Mas será que nós podemos contar com alguma arma para proteger o nosso tesouro do sagaz ladrão? A bíblia nos fala, não de uma arma, mas de uma armadura completa que está a disposição do cristão para pelejar contra satanás, a antiga serpente que desde o principio faz guerra contra os fieis: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” (Efésios 6:11)
O uso desta armadura é sem duvida obrigatório, para aquele que deseja superar as provações e tentações desta vida, conservando o foco no tesouro. “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13)
O primeiro equipamento desta armadura é a couraça da verdade e da justiça: “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;” (Efésios 6:14) Cobertos com estas duas vestimentas protegeremos os nossos corações das constantes frechas que o inimigo contra ele envia, carregadas de sedução dos enganosos prazeres desta vida.
Depois disto, nós temos os calçados da preparação do evangelho: “E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;” (Efésios 6:15) Só através do conhecimento e da pratica da palavra de Deus é que poderemos caminhar por esta vida sem escorregar nas ciladas que o inimigo arma para nos derrubar no meio do caminho. 
 Depois ainda temos o importantíssimo escudo da fé: “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” (Efésios 6:16) É só possuindo uma fé bem fortalecida, que o cristão se torna capaz de parar estes dardos que o inimigo lança para mata-lo espiritualmente e roubar o seu tesouro. Vale a pena lembrar que uma das maneiras mais eficientes de se obter fé é justamente conhecendo mais a palavra de Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17)
E por ultimo, temos mais duas poderosas armas que completam esta eficaz armadura, o capacete da salvação e a espada do Espírito: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Efésios 6:17) A esperança da salvação e da vida eterna não nos permitirão desistir do tesouro, mesmo em meio a forte luta, a qual venceremos, tal qual o Senhor Jesus, com a Espada do Espírito, a palavra de Deus.
Diremos sempre:
“Vai-te, Satanás, porque está escrito...” (Mateus 4:10)  

5.3 Escondendo o mapa do tesouro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário