domingo, 22 de abril de 2012

6.1 O tesouro é achado, mas o campo precisa ser comprado

6.1 O tesouro é achado, mas o campo precisa ser comprado

 “e compra aquele campo”
Note que, apesar deste homem ter encontrado um tesouro incalculável, um tesouro que foi para ele achado e não comprado, ainda assim foi necessário algum investimento de sua parte para que ele efetivamente tomasse posse do tesouro, foi necessária a compra do campo onde o tesouro estava. Trazendo o ensino desta parábola para a nossa realidade espiritual, descobriremos que Deus espera uma pequena resposta nossa, um pequeno investimento da nossa parte, para nos dar posse do tesouro que ele nos oferece de graça.
Também em outras partes das Escrituras encontraremos o mesmo ensinamento sobre esta nossa participação para a posse da herança que Deus nos reserva. Veja o que Paulo escreveu aos Efésios sobre a aquisição da salvação: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.” (Efésios 2:8)
Note que Paulo faz muita questão de enfatizar que a nossa salvação é um tesouro totalmente gratuito, ele diz: “pela graça sois salvos”, graça significa favor imerecido, algo que jamais teríamos condições de alcançar por nossos méritos pessoais.  Por isto ele mais uma vez reforça: “isto não vem de vós, é dom de Deus”. Mas ainda que esta salvação seja totalmente gratuita, existe entre estas duas afirmações citadas outra que mostra a necessidade de uma participação nossa neste processo: “por meio da fé”.
Muito embora o tesouro da salvação nos seja concedido pela graça, contudo, só chega a alcança-lo aquele que faz uso da fé. Se fosse diferente, todos os homens estariam automaticamente salvos, já que Cristo se ofereceu para pagar o pecado de todos, mas sendo assim, só tomam posse deste tesouro aqueles que creem no seu bendito nome. Ou seja, aqueles que estão dispostos a comprar o campo, para poderem desfrutar o tesouro que é de graça.
Também através do trecho que é considerado o texto áureo da bíblia, João 3:16, podemos compreender ainda melhor esta verdade, observe bem o que Jesus declarou: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Note que o tesouro é oferecido a todos, incondicionalmente, pois Deus não amou apenas alguns, mas o Senhor Jesus disse que “Deus amou o mundo”. E foi por todo o mundo que ele “deu o seu Filho unigênito”. Porém, só se beneficiará deste amor “aquele que nele crê”. Eis ai novamente explicita a verdade de que é absolutamente necessária uma resposta nossa para que realmente nos tornemos possuidores do tesouro que Deus nos oferece pela sua graça.
O tesouro que Deus nos oferece é a vida eterna, será que poderia haver tesouro maior? Os faraós egípcios da antiguidade conseguiram amontoar tesouros incalculáveis durante suas vidas. Porém, suas múmias jamais conseguiram desfrutar destes tesouros. Ainda que, estiveram elas, por milhares de anos, trancadas junto a estas riquezas em suas pirâmides, a morte, contudo, lhes privou de poder delas usufruir.
Deus não só nos faz herdeiros de sua infinita riqueza, como também nos concede a vida eterna para podermos dela desfrutar. E o que nos cabe fazer para que isto se cumpra em nossas vidas? Basta apenas, e tão somente, adquirir o campo do tesouro.

6.2 Muitos não compram o campo 
6.3 Quando o homem não deseja o tesouro do reino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário