domingo, 22 de abril de 2012

7.3 O preço pago pelo campo é também reembolsável ainda nesta vida

7.1 O preço do campo é alto “vai, vende tudo quanto tem”
7.2 O preço pago pelo campo é uma aplicação para a vida eterna

7.3 O preço pago pelo campo é também reembolsável ainda nesta vida

“E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.” (Marcos 10:29-30)
Embora Deus exija de nós a renuncia de muitas coisas nesta vida para que demonstremos o nosso verdadeiro interesse em possuir o tesouro escondido, porém, depois de nos provar ele próprio nos devolve estas coisas numa proporção bem maior do que nos foi requerido: “cem vezes tanto”.
A bíblia realmente está repleta destes exemplos, Jó perdeu tudo e ainda assim conservou a sua integridade. E o que Deus fez? “E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía.” (Jó 42:10). De Abraão foi requerido o filho da promessa em sacrifício, mas antes que ele consumasse o ato o anjo do Senhor bradou lhe impedindo.
Ao renunciar qualquer coisa que seja para fazermos a vontade do Senhor, ao abrir mão do que quer que seja para adquirirmos o campo do tesouro do reino de Deus, precisamos nos lembrar de que ele é o dono de tudo e que é poderoso para nos devolver multiplicadamente aquilo que abdicamos por amor a ele.
A politica do reino de Deus é a da semeadura. É preciso plantar para que se possa colher, e quando se semeia a semente, primeiro ela precisa morrer para depois germinar e produzir, desta forma o que não quer morrer, ou seja, renunciar a sua vida este a perde. Mas o que entrega a sua vida a vontade de Cristo este verdadeiramente a ganha. Por isso é que o Senhor Jesus disse: “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.” (Mateus 16:25)
Na verdade a recompensa que Cristo nos concede nesta vida pela nossa renuncia é ainda “com perseguições”. Mas não acaba por ai, ainda temos “no século futuro a vida eterna”. Ainda nesta vida o Pai tem muita felicidade para nos dar, a despeito das lutas, mas nada se compara ao que ele nos está reservando para a morada eterna.
A diferença entre o homem que compra e o que não compra o campo do tesouro é nítida: o que não compra não precisa renunciar a nada agora, no futuro próximo, ainda nesta vida, ele colhe as consequências da sua escolha e para o porvir a condenação eterna por desprezar a vontade de Deus. O que opta por comprar o campo do tesouro precisa num primeiro momento renunciar tudo quanto seja necessário, começa a partir de ai a experimentar nesta vida a boa, agradável e perfeita vontade de Deus e no porvir toma posse definitiva do tesouro escondido.
E quanto a você? Qual tem sido a sua escolha?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário