domingo, 22 de abril de 2012

8.1 O preço do campo não é pago com pesar

    8.1 O preço do campo não é pago com pesar

“...e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.”

Chegamos agora ao detalhe que mais me impressiona nesta parábola, para adquirir o campo do tesouro foi necessário a este homem renunciar, ou seja, se desfazer de tudo quanto possuía.  Isto é, no mínimo, algo que a maioria consideraria difícil, penoso. Mas as palavras do Senhor Jesus não demonstram qualquer pesar naquele homem, pelo contrário, mostram alegria: “pelo gozo... vai, vende”.
Renunciar é algo que poucos estão dispostos a fazer, a bíblia conta a história de um jovem que se julgava cumpridor de todos os mandamentos, mas quando o Senhor Jesus o convidou a abrir mão do que possuía para comprar o campo do tesouro ele não aceitou a proposta do mestre:
“E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.
Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.” (Marcos 10:21-22)
Mas o fato é que, para aquele que está disposto a abrir mão de tudo para adquirir o campo do tesouro, o Senhor exige que faça isto com alegria e jamais com pesar. Mesmo porque aquele que entender o real valor do tesouro será tomado pela alegria de tão extraordinária aquisição, que jamais conseguirá sentir pesar algum pelo que quer que tenha renunciado por ele.
Deus jamais aceitará qualquer coisa de nós que seja oferecida com pesar ou tristeza. Das coisas que podemos ofertar a ele eu jugo que a mais insignificante de todas é a contribuição financeira, já que ele próprio é o dono do ouro e da prata, mas mesmo isto, precisa ser feito com alegria: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” (II Corintios 9:7)
E um outro detalhe muito importante que precisamos lembrar é que Deus não se deixa levar pela aparência. Então não podemos simplesmente fingir que estamos felizes em renunciar, que não sentimos pesar por abandonar aquilo que ele não deseja para nós, porque ele enxerga o mais profundo dos nossos corações.
Jeremias disse que só poderemos encontrar a Deus se o buscarmos na totalidade do nosso coração, portanto, só seremos achados dele caso ele veja em nós prazer em servi-lo: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13)
Ninguém conhece o Pai melhor do que o filho unigênito que esteve eternamente com ele, e o Senhor Jesus nos revelou que o pai realmente deseja e procura adoradores, mas somente os que possam adorá-lo em espirito e em verdade. E o Espirito do Senhor revelou pelo salmista que a nossa adoração sincera deve ser acompanhada de alegria por que ele nos fez povo seu, nos dando oportunidade de adquirir o campo do seu tesouro: “Celebrai com júbilo ao SENHOR, todas as terras. Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto.” (Salmos 100:1-2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário