domingo, 22 de abril de 2012

5.3 Escondendo o mapa do tesouro

5.1 O tesouro deve ser valorizado
5.2 Guarda o que tens

5.3 Escondendo o mapa do tesouro

Para escondermos o tesouro em nossos corações precisaremos antes encontra-lo, para encontra-lo precisaremos da orientação de um mapa, mapa este que só pode ser usado por aquele que também o esconde em seu coração: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” (Salmos 119:11)
A Palavra de Deus é, indiscutivelmente, o mapa e o guia que nos conduz ao tesouro do Reino de Deus. Sem ela seria impossível que tomássemos conhecimento das riquezas espirituais. Ela é o testemunho fiel que o próprio Deus faz de si mesmo, àqueles que desejam conhece-lo.
A fiel Palavra de Deus, além de nos conduzir ao tesouro, também nos proporciona a condição necessária para tomar posse dele. O Deus todo poderoso tem prazer de enriquecer com o seu tesouro aqueles que renunciam a pratica do pecado em suas vidas. Já os que insistem em permanecer vivendo na desobediência jamais poderão alcança-lo. É neste processo de aperfeiçoamento, totalmente necessário para que sejamos dignos de ganhar o tesouro, é que entra a Palavra de Deus como uma poderosa fonte de santificação para as nossas vidas: “para eu não pecar contra ti”.
Mas se a palavra de Deus não tem efeito pratico enquanto permanece apenas escrita em um livro, de que maneira podemos transferi-la para os nossos corações? Isto foi o desejo de Deus para o seu povo desde o inicio, e logo que o Senhor começou a transmitir-lhes a sua palavra, ele também os orientou quanto a isto:
“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração;
E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te.
Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos.
E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6:6-9)
A única forma de registrar a eficaz palavra de Deus em nossos corações é justamente lendo, falando, ouvindo e anunciando em todo tempo as suas verdades. Sabemos que: “...a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Romanos 10:17) Qual é o espaço que a palavra de Deus tem ocupado no seu pensamento, nos seus assuntos, nas suas conversas com os familiares e com os amigos, na sua vida?
 Quando temos certeza de que a Palavra de Deus está em nossas vidas e em nossos corações, então temos condições de obedece-la, e quando a obedecemos temos também a certeza de possuir o grande tesouro que é o Senhor:
“Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele” (I João 2:5) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário