domingo, 22 de abril de 2012

2.2 O tesouro do reino oculto pela incredulidade

2.1 - O Reino dos céus é um tesouro escondido

2.2 O tesouro do reino oculto pela incredulidade

Já sabemos que o precioso reino de Deus é um tesouro que está oculto para muitos. Mas o que oculta este tesouro? E quem trabalha para escondê-lo?
Se você é um cristão que já encontrou o tesouro do Reino de Deus, com toda certeza saberá quem é o principal interessado em ocultar dos homens este tesouro. Em II Corintios 4:4 a bíblia o chama de o deus deste século: “nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”
Isto mesmo! é ele, o maligno, o adversário de Deus e de tudo que é bom, o que também governa os que neste mundo não se curvam ao Deus criador. Ele é o maior interessado em fazer com que os homens jamais encontrem o maravilhoso tesouro do Reino de Deus. Haja vista que, ele próprio já perdeu definitivamente este tesouro por causa de sua crueldade e rebelião deliberada contra Deus, então deseja que o máximo possível de vidas sejam privadas deste tesouro, assim como ele mesmo é.
E para cumprir este seu proposito o inimigo de nossas almas tem as suas ferramentas, e também se aproveita de muitas situações. No próprio texto bíblico citado está descrito o principal campo de ação do inimigo, a saber, a incredulidade: “cegou os entendimentos dos incrédulos”.
Aquele que empunha o escudo da fé apaga todos os dardos inflamados do maligno (Efésios 6:16), mas por meio da incredulidade do homem o inimigo atinge o seu intento. A Fé é indispensável para se agradar a Deus (Hebreus 11:6). Se um homem se entrega a incredulidade e perde a fé, ele na verdade perde tudo.
A incredulidade foi a primeira arma que o inimigo usou para levar o homem a pecar. Ao tentar nossos ancestrais no Éden ele os levou a descrer das palavras de Deus. Com astucia ele se aproximou da mulher e disse: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?” (Gênesis 3:1) O inimigo queria que eles deixassem de crer na bondade de Deus, mas da primeira vez a mulher ainda resistiu: “E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” (Gênesis 3:2-3)
Satanás insiste em seu intento, e agora diz a Eva: “Certamente não morrereis” (Gênesis 3:4) O proposito da velha serpente era lançar dúvida sobre a palavra de Deus, semear a incredulidade no coração daquele casal, o que os faria desobedecer ao mandamento do Criador. Mentir para tentar fazer o homem descrer da verdade de Deus sempre foi sua especialidade. Por isso Jesus disse que desde o princípio ele “...não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:44)
E na terceira investida, o anjo caído personificado em serpente dá o seu golpe fatal na primeira mulher. Eva se entrega de vez a falta de fé nas palavras de Deus. A arma que o velho inimigo usou desta vez, é algo que ele tem usado incansavelmente hoje em dia, a terrível arma da inversão de valores. Podemos ver esta arma em ação quando ele consegue, com suas mentiras, fazer parecer que o pecado é bom e correto. Foi esta arma que ele usou contra ela quando disse: “Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gênesis 3:4-5)
O espirito da mentira conseguiu convencer Eva que, ao invés de morte, a desobediência traria ciência e sabedoria. Mas o salário do pecado sempre foi a morte e nunca outra coisa.
Apesar de o truque ser tão antigo, o maligno continua tendo êxito em aplica-lo até hoje; ele só varia a oferta mentirosa, às vezes ao invés de sabedoria, promete felicidade, seja através de uma paixão proibida, ou ainda, das fortes emoções de uma vida de sexo promiscuo, ou do uso de drogas destruidoras, entre outras mentiras.
Bem aventurados, porém, são aqueles que descobriram que, felicidade de verdade... Só encontramos obedecendo a voz do Criador! E que o verdadeiro tesouro, só podemos visualiza-lo com os olhos da fé.

2.3 - O tesouro do reino oculto pela cegueira religiosa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário