domingo, 22 de abril de 2012

6.3 Quando o homem não deseja o tesouro do reino

6.1 O tesouro é achado, mas o campo precisa ser comprado
6.2 Muitos não compram o campo

6.3 Quando o homem não deseja o tesouro do reino

Quando o homem não compra o campo é por que ele não aprendeu a desejar o tesouro do reino. Este é o grande motivo que está por traz de todos os motivos pelos quais muitos homens não se dispõem a perseguir o tesouro do reino de Deus.  É extremamente verdadeira a frase de um grande evangelista que disse que as portas do inferno estão trancadas por dentro, não é Deus quem deseja lançar os homens na condenação eterna, são eles é que não desejam a presença de Deus e nem o seu reino.
Veja o que o Espirito Santo inspirou o profeta Isaias a escrever:
“Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça. Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do SENHOR.” (Isaías 26:9-10)
O homem que tem sede de Deus o busca a qualquer tempo e a qualquer custo: “te desejei de noite...madrugarei a buscar-te”. Ele não mede esforços para busca-lo, ele está disposto a comprar o campo para ter o tesouro, ainda que isto lhe custe tudo quanto possui.
O homem que tem sede de Deus está verdadeiramente disposto a busca-lo porque este desejo não é algo superficial, não é um desejo que se situa na esfera da vontade da carne, mas algo que transcende para a sua alma e para o seu espirito: “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te”.
Não é em vão que Jesus disse a mulher samaritana que o Pai realmente esta a procura de adoradores, mas apenas aqueles que estejam dispostos a adora-lo em espirito e em verdade. Deus já havia também antes usado o profeta Jeremias para dizer que só poderá encontra-lo aquele que o buscar de todo o seu coração: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13) Apenas aquele que deseja ardentemente o tesouro do reino se atreverá a comprar o seu campo.
Mas infelizmente quando o homem não aprende a desejar pela presença de Deus, quando ele não anseia os seus juízos é impossível que ele se torne um cidadão do reino. Aquele que ama a injustiça não responde ao favor de Deus: “Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça;”. Ainda que Deus lhe conceda a chuva, o calor do sol, o alimento, o ar, a saúde, enfim, a vida; contudo ele não consegue enxergar a necessidade de servi-lo, não consegue sentir desejo de pertencer ao seu reino.
Nem mesmo a convivência com os justos consegue provocar sede de Deus naquele que é amante dos deleites e prazeres desta vida: “até na terra da retidão ele pratica a iniquidade”.
O ímpio não consegue se libertar das cadeias do pecado por que “não atenta para a majestade do SENHOR”. Não se permite jamais perceber que há infinitamente mais prazer em Deus do que o homem jamais conseguirá imaginar: “...As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” (I Corintios 2:9)
Coisas maravilhosas, Deus tem reservadas, para o que está disposto a adquirir o campo. Este tomarão, verdadeiramente, posse do tesouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário